Ressentimento

Ao longo de nossa vida, fomos trilhando caminhos, com encontros, desencontros, acertos e desacertos. Desde que nascemos estamos sujeitos às adversidades e contrariedades da vida e estas adversidades vão sendo registradas, vão fazendo parte da nossa história, do nosso ser.

Juntam-se a essas experiências, os conhecimentos e os traços que trazemos de vidas anteriores, e este conjunto determinará como seremos e agiremos no futuro. Por este motivo, a infância é um período rico em aprendizado. Ela é de vital importância para todos os seres humanos.

Inicialmente quando somos crianças, ainda bem pequenas, sentimos o mundo girar a nossa volta. Mundo inicialmente confuso e sem significados. Que gira em torno de nossa pequenez, de nossa ignorância, desejos e necessidades. Vemos o outro a partir deste ponto de incompreensão, e com o passar dos anos vamos entendendo e significando o mundo que nos rodeia.

Esta fase inicial é chamada de narcísica, porque para a criança tudo gira ao seu redor, existe para satisfazer os seus desejos. Este então, é o primeiro grande desencadeador do egoísmo humano.

Mas, viver neste mundo egoísta e egocêntrico não faz bem a ninguém, muito pelo contrário. Será exatamente em função da frustração, por não termos os nossos desejos plenamente satisfeitos que entraremos no mundo adulto, onde as relações com o outro devem ser de respeito e consideração.

E como é este mundo adulto?

É feito de regras e limitações. Nele experimentamos dores, mágoas e frustrações, dentre elas: as traições, o excesso e falta de amor.

Muitos ressentimentos nós trazemos também de vidas anteriores, e a divina providência com o objetivo de nos ensinar a sermos menos egoístas e ressentidos, coloca em nosso caminho situações e pessoas para que possamos trabalhar nossas mágoas, exercitando a fraternidade e o perdão.

Este processo é doloroso sim, porém, o rápido entendimento da situação e a aceitação em relação ao erro do outro farão com que soframos menos. Vemos aqui um grande paradoxo humano: buscamos a felicidade e a plenitude, mas é o sofrimento o que nos tornará mais fortes e é a frustração que nos fará mais resignados e conscientes.

As decepções, meus amigos, fazem parte do caminho. Porém, a mágoa e o ressentimento não. Eles são opcionais. Podemos dizer não a eles.

Ah! temos escolha?

Sim, temos escolhas. Se fizermos a opção pela mágoa, levaremos uma vida triste, amargurada, rancorosa, possivelmente até com sentimentos de vingança. Podemos vir inclusive a desenvolver doenças graves.
Se optarmos pelo perdão, seremos mais resignados, mais felizes. Estaremos mais próximos da nossa essência divina e, portanto, mais próximos de Deus.


PENSE NISSO!!!!!!!!!!

Guaraciara Maia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fé Raciocinada

SER ESPÍRITA

ATITUDES QUE DRENAM ENERGIAS