Materialismo

Ao longo da história muitas lutas e muitas guerras foram sendo travadas por causa de dinheiro, fama e poder. O Ter esteve sempre à frente do Ser. Mesmo hoje em dia, com o desenvolvimento, a tecnologia e muitas pessoas preocupadas com os aspectos humanos, vemos ainda a supremacia do materialismo e do egoísmo, onde as pessoas querem só para si.

Ter conforto, bens materiais e estabilidade financeira sem dúvida é bom. Porém, não podemos deixar que essas coisas sejam o mais importante na nossa vida. Não podemos ser escravos delas. Elas não podem ser a prioridade na nossa vida. Afinal, viemos em busca de aprendizado em relação a valores morais e éticos. E isto o dinheiro não compra.

Quando priorizamos o aspecto material, o espiritual fica relegado a segundo, e quem sabe a último plano. E por nos acharmos auto-suficientes, Deus e o nosso compromisso em nos melhorar enquanto pessoa, passa a não ter importância. Atribuímos valor apenas aos objetos, ao dinheiro e ao poder. Eles farão com que nos sintamos fortes. Mas até quando?

Viver acreditando que somos auto-suficientes e que nos bastamos, é uma grande armadilha, pois não podemos ter total controle sobre as coisas e sobre o mundo que nos cerca. No momento em que nos vermos sem controle em relação a nossa vida, quando a realidade nos mostrar o quanto somos indefesos, ficaremos frustrados, com raiva e com sensação de impotência.

Quanto maior o sentimento de impotência, mais nos sentiremos sozinhos e desprotegidos, com medo de que algo nos aconteça a qualquer momento. Sentimos subitamente o quão frágeis e pequeninos somos. O quão suscetíveis estamos às tragédias da vida, a qualquer tempo.

O que fazer?

Primeiramente precisamos acreditar que não estamos sós. Que existe algo além da matéria e que é anterior a nós. Que fomos criados por esta força e que ela continuará existindo apesar de nós. Em contrapartida, é necessário também, um apurado auto-exame em relação a quem somos, de que forma atuamos e porque aqui estamos.

Feito isso, poderemos rever os nossos valores e crenças e enfim jogar fora as nossas velhas armas: o egoísmo, a prepotência e a inveja. E quando isso acontecer, quando acreditarmos nesta força maior que é Deus, nos sentiremos protegidos e amparados e ele nos fortalecerá.

Comentários

  1. Olá Guaraciara, boa noite

    Pesquisei alguns blogs com assuntos similares ao meu a achei o seu, que por sinal gostei muito, e no seu artigo 'Materialismo' tem uma frase "O Ter esteve sempre à frente do Ser" que é um dos pensamentos que norteiam o meu blog. Parabéns pelo artigo e pela iniciativa de expressar isso. Deixo o link de meu blog caso queira ver, e se interessar podemos colocar um referenciando o outro, o que acha?

    http://mundiota.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu recado

Postagens mais visitadas deste blog

Fé Raciocinada

SER ESPÍRITA

ATITUDES QUE DRENAM ENERGIAS