Regeneração – O Caminho para a Felicidade

Regeneração – Ato ou efeito de regenerar.

Regenerar – Tornar a gerar; reproduzir o que estava destruído. Dar nova vida, revivificar, regerar. Reconstruir, restaurar. Dicionário Aurélio.

Vivemos o inicio de um Novo Tempo. Precisamos reconstruir nós mesmos e o mundo. Para isso precisamos eliminar nos vícios e ampliar nossas virtudes.
As Virtudes e os Vícios

O Ser Humano é complexo. São vários os aspectos que entram em ação: os aspectos físicos, os psicológicos e os espirituais.

PRAZER
Desejo da mãe e do pai ® Prazer do filho
A criança estabelece esta ligação:

DESPRAZER Þ AMOR ÞPRAZER

AMOR = PRAZER

O objeto que está dando prazer está substituindo o “amor materno”. Isto faz com que fiquemos numa posição egoísta de só receber.

VIOLÊNCIA - PRAZER

FIXAÇÃO NO PRAZER = VÍCIO

MÁS TENDÊNCIAS
Fertilizantes para o sofrimento, desavenças e dificuldades:
Raiva, Ciúme, Inveja, Vingança, Traição etc.

VÍCIOS
Álcool, Drogas, Jogo, Comida, Sexo, etc

MÁS TENDÊNCIAS + VÍCIOS = INFERIORIDADE

FATORES QUE FAVORECEM A EVOLUÇÃO
O conhecimento
O entendimento da vida espiritual
O entendimento das leis divinas
A Fraternidade
A Igualdade
A bondade, etc.

A doação é o oposto do egoísmo. Doar afeto, atenção, carinho e amor nos tira da posição egoísta de só receber. Quanto mais nos preocupamos com o bem do outro, mais nos tornamos conscientes de nossas responsabilidades, portanto mais felizes.
Kardec, no livro dos Espíritos nos diz:... “O apego às coisas materiais constitui sinal notório de inferioridade, porque quanto mais se aferrar aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o seu destino”.

Com isso estamos fazendo apologia a pobreza? Não. Podemos viver com conforto, podemos possuir bens. O que não podemos é deixar que estes bens nos possuam, nos dominem. Eles não podem ser fundamentais para a nossa existência. Se permitirmos isso, estamos permitindo a vitória da nossa ignorância, do nosso primitivismo.

Os espíritos mais puros são os espíritos desapegados do prazer da carne. O grau de conhecimento e purificação desses espíritos os tornam menos apegados as coisas materiais. São espíritos virtuosos.
E qual a maior das virtudes?

Na questão 893 Kardec pergunta ao espírito de verdade qual a mais meritória das virtudes e ele responde:

“Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores. A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade”.

ALTRUISMO = CARIDADE = VIRTUDE

Caridade = “prazer cotidiano”

Apesar das aberrações que ainda encontramos hoje em dia, e da nossa condição ainda inferior, temos feito progresso.

André Luiz no livro: No Mundo Maior, faz um retrospecto desde o nosso principio espiritual, do nosso momento da criação até agora. Diz ele: “... Afastou-se do leito oceânico, atingiu a superfície das águas protetoras, moveu-se em direção à lama das margens, debateu-se no charco, chegou a terra firme, experimentou na floresta copioso material de formas representativas, ergueu-se do solo, contemplou os céus e, depois de longos milênios durante os quais aprendeu a procriar, alimentar-se, escolher, lembrar e sentir, conquistou a inteligência... Viajou de simples impulso para a irritabilidade, da irritabilidade para a sensação, da sensação para o instinto, do instinto para a razão. Nessa penosa romagem, inúmeros milênios decorreram sobre nós. Estamos, em todas as épocas, abandonando esferas inferiores a fim de escalar as superiores. O cérebro é o órgão sagrado das manifestações da mente, em trânsito da animalidade primitiva para a espiritualidade humana”.

E daqui pra frente?

Precisamos sair da animalidade uma vez por todas. Precisamos lutar contra as nossas más tendências e inclinações. Precisamos ser e desenvolver pessoas melhores.

Estamos em transição de um mundo de provas e expiações para um mundo de regeneração. E para sairmos definitivamente desta condição primitiva, para deixarmos para trás este mundo de expiações devemos praticar o bem e amar ao próximo como as nós mesmos. Pratiquemos o bem pelo bem e não para ter recompensas.


Quem construirá este mundo de regeneração?

Aqueles que se despojarem do orgulho, da inveja e das más inclinações. Estes terão o direito de permanecer aqui, num mundo melhor, que eles ajudaram a construir.

Estejamos juntos, construindo este novo mundo, tendo como princípios básicos o respeito ao próximo, a prática da caridade e o amor incondicional. Fertilizantes fundamentais para um mundo verdadeiramente melhor.

Guaraciara Maia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Regras para Ser Humano

Mude e Marque